top of page
ConSerto das Águas
Léo Nascimento
Projeto iniciado no final dos anos 90, quando Léo Nascimento compôs os temas, que desde então foram desenvolvidos e deram origem às músicas que compõe esse concerto.
O "Conserto das águas" se baseia no ciclo das águas e cada música representa um estágio da água nesse ciclo, como por exemplo o mar, as nuvens, os rios, etc. É composto por quatro movimentos: Ar, Terras altas, Terras baixas e Ponte infinita, esse último representando o oceano, que através da maresia cria uma ponte infinita entre os mares e os ares, fechando assim um ciclo de renovação eterna das águas.
Hoje, mais de dez anos depois, o projeto ganha vida graças à parceria entre Léo Nascimento e a flautista Clara Prado, a vibrafonista e percussionista Lucimara Bispo, o baixista Marcelo Michelino e o percussionista Wellington Tibério, sendo que os percussionistas são parceiros de longa data junto ao grupo Coração Quiáltera, onde vivenciaram uma profunda pesquisa em timbres e objetos cotidianos.
O resultado desse encontro é uma sonoridade ímpar e instigante, onde a diversidade de timbres e sons rompem as fronteiras sonoras e imprimem, por si só, uma estética visual ao trabalho.
Estética essa que, de certa forma, remete à questões de sustentabilidade, sobre tudo no que diz respeito a reutilização e reciclagem de materiais, uma vez que galões de 20 litros de água, pratos de jantar e sobremesa, conduítes de construção, latas, panelas, sacolas plásticas e a própria água são utilizados como instrumentos musicais.
bottom of page