Léo Nascimento

Tel: 55 11 9 9464-0670

leo@leonascimento.com

  • Palco_MP3_-_Léo_Nascimento
  • White Facebook Icon
  • SoundCloud - White Circle
  • White YouTube Icon

OFICINA DE CANTO CRIATIVO

Léo Nascimento 

Apresentação

Trata-se de uma vivência artística e musical conduzida por Léo Nascimento, que visa a prática do canto coletivo, atividades musicais e a criação, registro e publicação audiovisual de peças musicais. Serão trabalhados aspectos referentes à técnica vocal, como respiração, aquecimento, projeção e afinação. Também serão desenvolvidos aspectos referentes à percepção e criatividade musical, como técnicas de percussão corporal, claves e rítmos, escalas musicais, harmonia e improvisação vocal.

   A Oficina de Canto Criativo será realizada no Centro Cultural Butantã às quartas-feiras das 19:00 às 20:30. Os encontros serão semanais e abertos à todos acima de 16 anos, independente de ter ou não experiência anteror com o canto e música. 



Justificativa

“Quem canta seus males espanta”, diz o dito popular...

Quem é que não canta no chuveiro, no trabalho, no caminho, esperando algo ou alguém, quando alegre ou mesmo quando triste?

Cantar é natural do ser humano, um impulso ancestral, que nos conecta e aguça nossos sentidos e percepção do mundo à nossa volta. Os benefícios da prática do canto, cientificamente comprovados, auxiliam diretamente no aumento da qualidade de vida das pessoas, refletindo diretamente na postura, respiração, coordenação motora, concentração, autoestima, ansiedade e timidez. Por fim, nosso intuito é proporcionar, mais do que uma aula de canto, uma experiência criativa e sensorial através de encontros únicos e inesquecíveis! 

Objetivos

1. Proporcionar uma experiência musical coletiva e criativa através do canto.
2.Contribuir com a iniciação e/ou aperfeiçoamento da técnica vocal, percepção e escuta musical.
3. Ampliar o repertório de referencias musicais através do estímulo à pesquisa e prática de repertório.
4. Desenvolver e valorizar o trabalho em equipe através do fazer coletivo.
5. Estimular o resgate de repertório popular através de lembranças e memórias musicais dos participantes.
6. Investigar e desenvolver recursos sonoros extraídos do próprio corpo.
7. Contribuir com o aumento da qualidade de vida através dos benefícios oriundos do fazer musical. 

8. Registrar e publicar conteúdo audiovisual a partir dos resultados alcançados. 

Metodologia e cronograma

A metodologia adotada aqui se baseia no aprendizado prático e na memória corporal. Os conceitos e técnicas desenvolvidos são transmitidos através de exercícios, dinâmicas de grupo e fixação de repertório. Exercícios técnicos, como de respiração, projeção vocal, afinação, percussão corporal e improvisação serão trabalhados rotineiramente com a finalidade de ampliar a capacidade e consciência vocal e ao mesmo tempo aquecer a voz, o corpo e a mente. 

A oficina será realizada de setembro a dezembro de 2016 no Centro Cultural Butantã e os encontros serão semanais, com duração de 1 hora e 30 minutos cada e seguirão a seguinte estrutura:

1. Aquecimento - Exercícios de respiração, projeção, afinação e rítmo.

2. Percepção musical - Exercícios de percussão corporal, rodas de improvisação e regência e dinâmicas de grupo.

3. Repertório - Mapeamento e prática de repertório comum à todos e elaboração de arranjos. 
4. Registro - Registro audiovisual do resultado do trabalho do dia.

Projetos resultantes de oficinas semelhantes

A Oficina de Canto Criativo ​é fruto da experiência de Léo Nascimento na preparação vocal e musical para elencos de peças e espetáculos teatrais e musicais. Desses projetos vale destacar o grupo cênico musical As Alziras, que gravou um ep com 6 músicas e o espetáculo "Os Azeredo mais os Benevides" dirigido por João das Neves, cuja música foi lançada em cd pela gravadora CPC-UMES, ambos produzidos por Léo Nascimento.